segunda-feira, dezembro 06, 2004

a janela e a vista

O facto da zona da Costa do Castelo se dispôr em anfitetaro sobre a cidade e sobre o rio, permite um grande desafogo de vistas. Esta paisagem urbana aliada à optima exposição solar da zona e ao reduzido ruído, tornam o local um oásis de calma dentro cidade. Todas estas características contribuem para um enriquecimento da vista captada por cada janela em cada casa.
A questão da janela e da vista é suscitada quando a janela se transforma num quadro dinâmico. Não se trata de um quadro que se pendura numa parede, e por si só fica imóvel à passagem do tempo, sendo estático para quem o vê pela milésima vez. Mas sim trata-se de um quadro vivo, dinâmico, uma janela sobre a cidade.
Uma vez, num artigo sobre imóveis, relativamente aos factores que nos fazem escolher uma casa, foi incluído como factor de decisão a vista. A preocupação das pessoas alterou-se, e começou a direccionar-se também para o exterior da casa, considerando a vista um complemento ou extensão da própria habitação.
Também é claro hoje em dia, no mercado imobiliário, que a maior parte das vezes a vista paga-se. Mas o mais natural é o preço estar inflaccionado nas zonas mais recentes (tipo Expo), e nos edificios recentemente reabilitados da zona histórica.
Mas voltemos à janela para a rua, hábitos tão antigos como o estar à janela, ou o "vai ver-me à janela". janela para um mundo novo, mas com os pés bem dentro de um sítio seguro: a Casa. janela que povoa os imaginários e curiosidades do transeunte: "o que estará por detrás daquela janela?". o mistério associado a cada janela, e a quem está por detrás dela.
por vezes entrevêm-se velhotas curiosas com uma maozinha num cortinado antigo de renda branca, outras vezes gatos povoam os cantos das janelas em madeira. Plantas e crianças também se vêm do lado de fora, mas o mais interessante é como as pessoas perdem a timidez numa janela. são capazes de olhar insistentemente para fora da sua janela, e observar algo ou alguém durante muito tempo. Tal comportamento, quanto a mim, só é possivel porque se sentem protegidas com o parapeito de suas casas e sentem que dominam a situação, por isso se expõem parcialmente.
a janela constituí um mundo de sensações. Quem já não espreitou à janela?